Quando falámos em games, pensamos logo em muito suor, dedicação, um pouco de raiva e diversão. Mas infelizmente, algumas dessas categorias são atribuídas demais ou de menos para um determinado grupo de pessoas. O preconceito dentro do universo lúdico ainda é grande e frequente.

A Pesquisa Game Brasil de 2017, apurou que, 53,6% dos jogadores no Brasil, são mulheres – número que vem crescendo desde 2016, com 52,6% -, que ainda se escondem no anonimato para evitar constrangimentos.




Com as desenvolvedoras, os dados são ainda piores, segundo uma pesquisa da Labindie em 2012, realizada pela Univille, cerca de 10% das mulheres desenvolvem os games. Vale lembrar que a pesquisa é antiga e os dados provavelmente mudaram (assim esperamos).

Em homenagem ao dia das mulheres, aqui vai uma listinha de desenvolvedoras de jogos brasileiras que talvez você não conheça. Lembrando que elas não são as únicas existentes, estamos aqui para divulgar o trabalho de mulheres que muita gente não conhece nesse espaço.

E se souberem de nomes, sintam-se à vontade para colocar nos comentários.

Ana Ribeiro

5 desenvolvedoras de games brasileiras para você conhecer!

Desenvolvedora de Pixel Ripped e pioneira em desenvolvimento de VR (Realidade Virtual) no Brasil – mesmo não se considerando como tal -, e primeira mulher a falar sobre jogos no TEDx.

Camilla Avellar

Game designer e trabalhou para empresas como Wooga, Digital Chocolate e Supercell.

Carolina (Kaol) Porfírio

Além de desenvolvedora, também é ilustradora e criadora do projeto Fight Like a Girl, com ilustrações empoderadas de personagens femininas.

Letícia Reinaldo

Trabalha como artista 3D da Blizzard Entertainment, especificamente em Overwatch.

Thais Weiller

Fundadora do JoyMasher (lá tem vários joguinhos oldschool) e trabalhou para a Black River Studios, Thais criou os jogos Oniken, Odallus e Rainy Day, que trata sobre ansiedade.

Essa é uma pequena homenagem ao dia das mulheres, para mostrar que nós podemos fazer de tudo, principalmente em um cenário tão masculino quanto o dos games.

Ary Nicéia

Ary Nicéia

Apaixonada por livros, hqs, games, seus instrumentos musicais e batata. Metida a ilustradora e fotógrafa nas horas vagas. Futura desenvolvedora de games...
Ary Nicéia
  • 145
    Shares

Comentários

Comentários