Quantos super-heróis ou personagens da cultura pop negros você conhece? Bem poucos, né? Pois é, a representatividade do negro na cultura pop é muito pequena e o Projeto Raízes tomou uma iniciativa muito legal para tentar mudar esse cenário pra melhor!

O projeto foi criado por Noemia Oliveira e Orlando Caldeira e consiste em uma série fotográfica que mostra diversos modelos negros masculinos e femininos em situações em que estamos acostumados a ver pessoas brancas, por exemplo, na roupa de super-heróis como Super-Homem e Mulher Maravilha; na pele de princesas da Disney, como Branca de Neve; e até na pele de Paquitas e de outras figuras importantes na história da sociedade.

A série foi clicada por Guilherme Silva e o objetivo é incentivar uma reflexão sobre os padrões estéticos impostos pela sociedade e o reconhecimento da figura do negro também como bela e perfeitamente encaixável dentro do contexto da cultura pop e de outras situações em que, erroneamente, só vemos pessoas brancas. A intenção com isso é formar uma sociedade mais democrática, respeitosa e que abrace mais as belezas em todas as suas diversidades.

As fotos ficaram expostas durante o mês de fevereiro no SESC Madureira, no Rio de Janeiro, mas a ideia é que a exposição seja itinerante. Confira abaixo mais algumas:

Últimos posts por Redação Garotas Nerds (exibir todos)

Posts relacionados

Comments

comments