Os fãs de Harry Potter são os melhores em magia e em boas atitudes também. A pesquisa “The greatest magic of Harry Potter: reducing prejudice” de 2014 demonstrou que os leitores de Harry Potter são menos preconceituosos.

O estudo revela que a identificação com Harry e a não identificação com Voldemort e Malfoy diminui ou modera os efeitos do preconceito em jovens leitores. Harry sofre preconceito e é um personagem que aceita e convive bem com outros grupos étnicos dentro da estória. Voldemort e Malfoy são personagens de atitudes preconceituosas e autoritárias.

Leitores de Harry Potter são pessoas melhores e ciência comprova



Durante o estudo, os pesquisadores leram os livros com crianças e adolescentes. Posteriormente acompanharam o relacionamento dos leitores com grupos minoritários: homossexuais, imigrantes e refugiados. Todos os resultados mostraram que os Potterheads demonstraram mais empatia por grupos minoritários após a leitura dos livros.

Harry Potter, além de derrotar Voldemort e livrar o mundo da magia das forças das trevas,  transforma o mundo dos humanos em um lugar mais tolerante.

J K Rowling com certeza está feliz por seus livros terem mais esse efeito mágico.

Patricia Piquia

Nerd, brasiliense, estabanada e professora de inglês. Amo música, livros, séries, filmes, arte, corridas, viagens e gordices.

Posts relacionados

Comentários

Comentários