Os sabres de luz eram sempre relacionados aos Jedi em muitas partes da galáxia, pois acreditavam que apenas eles usavam esta arma. O que não está totalmente errado, pois cada sabre de luz é composto por um cristal chamado de Kyber, encontrados nas cavernas de cristal em Ilum e em Lothal, estes cristais possuem uma energia única e estão conectados à Força.

“Há muito tempo atrás, em tempos esquecidos, quando os Sith e os Jedi lutavam pelo controle da galáxia, armas existiam, de inimaginável poder. Sempre em seus corações, um cristal Kyber estava.” ―Yoda

kyber crystal

Ezra Bridger, de Star Wars: Rebels ao encontrar seu cristal Kyber e Jyn Erso, de Rogue One, com seu amuleto – herança de sua mãe – que possui o cristal como pingente

Os jovens padawans precisam buscar este cristal para confeccionar seu próprio sabre de luz, que são escolhidos por uma forte ligação entre eles – esta ligação não existe com os que estão do lado negro da Força.

Inicialmente o cristal Kyber não possui cor própria, a cor é definida após essa ligação com o jovem Jedi. As cores mais comuns de sabres de luz são azul, verde e vermelho, mas outras cores podem surgir desta conexão como roxo, amarelo, laranja e branco.

sabres de luz lightsabers

Os sabres de luz vermelhos são relacionados aos Sith pois eles não possuem esta ligação com o cristal como os Jedi. Geralmente o cristal é roubado e dominado com a Força, a tentativa de resistência contra isso faz com que o cristal, que é o coração do sabre, “sangre”, emitindo a cor vermelha. É possível reverter esta situação, com um processo chamado de “cura” do cristal.

Sabe-se que existem outros tipos de cristais, pedras e minerais para a criação dos sabres de luz, inclusive cristais sintéticos, os synth-crystals, que são muito instáveis e mais utilizados pelos Sith. O uso desses outros materiais resultam em lâminas de cores diferenciadas, provenientes da própria pedra, como por exemplo laranja, marrom, dourado, entre outras. Uma lista detalhada de pedras e cores de sabres de luz você pode acessar aqui.

sabres de luz lightsabers

A forma mais comum de um sabre de luz é o de uma só lâmina de energia com um punho de metal, porém existem inúmeros tipos muito mais complexos. A lâmina de energia de um sabre de luz é capaz de cortar a maioria dos materiais sem resistência e deixa feridas cauterizadas na pele. Pode ser defendida apenas por outra lâmina ou escudos de energia. Alguns materiais à prova de lâminas de energia foram introduzidos no universo expandido, como o Phrik.

Confira a seguir algumas imagens com exemplos de sabres de luz em suas diversas cores e modelos.

Verde

sabres de luz lightsabers

Luke Skywalker com seu sabre de luz verde

sabres de luz lightsabers

Mestre Yoda usa um tipo de sabre de luz chamado shoto, que possui comprimento menor.

sabres de luz lightsabers
Qui-Gon Jinn também possui sabre de luz na cor verde

Azul

sabres de luz lightsabers

Obi-Wan Kenobi da Trilogia Prequela

sabres de luz lightsabers

Obi-Wan Kenobi da Trilogia Original

sabres de luz lightsabers

Anakin Skywalker

Vermelho

sabres de luz lightsabers

Icônico Darth Vader com seu sabre de luz vermelho

sabres de luz lightsabers

Maris Brood, do jogo The Force Unleashed, com seus sabres vermelhos do estilo tonfa

sabres de luz lightsabers

Conde Dookan com seu sabre de luz curvado

sabres de luz lightsabers

Asajj Ventress, de Star Wars: a guerra dos clones, também utiliza sabres do tipo curvo.

sabres de luz lightsabers

Quem não ficou espantado ao ver este sabre de duas pontas do Darth Maul? Este tipo de sabre foi inventado pelos Lordes Siths do antigo império.

Verde-amarelado

sabres de luz lightsabers

Ahsoka Tano, de Star Wars: a guerra dos clones, utiliza dois sabres de luz: um verde e um verde-amarelado do tipo shoto

Branco

sabres de luz lightsabers

Futuramente, em Star Wars: Rebels, Ahsoka Tano utiliza sabres de luz da cor branca. O cristal emite esta cor porque sofreu o processo de cura ou purificação, pois estava sob poder do lado negro

Roxo

sabres de luz lightsabers

Quem não invejou este sabre de luz roxo de Mace Windu em Ataque dos Clones? Samuel L. Jackson foi quem escolheu a cor e fez o pedido para George Lucas.

Azul-claro

sabres de luz lightsabers

Tera Sinube possui um sabre de luz na cor azul-claro do tipo sabercane, que fica oculto dentro de uma bengala

Amarelo

sabres de luz lightsabers

Yarael Poof, que aparece como parte do conselho em Star Wars: A Ameaça Fantasma, possui um sabre de luz amarelo já que era um sentinela.

sabres de luz lightsabers

Os guardas do Templo Jedi possuem sabres de luz amarelo e de duas lâminas

Laranja

sabres de luz lightsabers

Estes sabres tem esta cor proveniente do cristal utilizado nele, no caso, não é um cristal kyber

Negro

Apesar do nome, o sabre negro ou darksaber, é uma arma única e que pertencia à Ordem Jedi até ser roubado por ancestrais de Pre Vizla, que manteve a posse da arma até ser morto por Darth Maul. As principais características que o diferem de um sabre de luz comum é sua cor, negra no centro, e seu formato que mais se assemelha a uma espada ou katana. Sua primeira aparição foi em Star Wars: A guerra dos clones e apareceu mais vezes em Star Wars: Rebels. Aparentemente só existe um sabre negro e que após a queda da velha República ficou perdido por muito tempo. Ficou em posse de apenas seis pessoas: Tarre Vizla, Pre Vizla, Darth Maul, Kanan Jarrus (por um período breve), Sabine Wren e Bo-Katan Kryze. Mais sobre o darksaber você pode encontrar aqui.

sabres de luz lightsabers

Vizla num duelo contra Kenobi

sabres de luz lightsabers

Sabine Wren, de Star Wars: Rebels, reivindicou a arma e se tornou um símbolo de esperança para libertar seu povo.

E aí, ficou com ainda mais vontade de ter seu próprio sabre de luz? Você pode encontrar aqui ou montar um assim como um jovem padawan faz para se tornar um Jedi.

Gabriela Munhoz

Gabriela Munhoz

Arquiteta, amante de nerdices e das artes em suas diversas manifestações. Curiosa e desastrada. Apaixonada por corujas, não nega um sorvete e coleciona lápis de cor. Bom humor é essencial!
Gabriela Munhoz

Comentários

Comentários