Cinema

Dia Internacional da Mulher: Estrelas Além do Tempo e as 3 mulheres que mudaram a Nasa

  Isadora Santos    quinta-feira, 08 de março de 2018

Hoje no Dia Internacional da Mulher nós do Garotas Nerds, decidimos que cada uma escolheria um assunto, sobre Mulheres que fizeram algo que mudaram o seu meio, que lutaram pelas suas irmãs e conseguiram mostrar que é realmente possível.




Eu decidi falar sobre o filme Estrelas Além do Tempo, apresento para vocês: Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Johnson (Janelle Monáe).

Dia Internacional da Mulher: Estrelas Além do Tempo e as 3 Mulheres que mudaram a Nasa

Para entendermos melhor o filme, precisamos saber que além das mulheres já terem seus obstáculos impostos por uma sociedade em sua maioria machista e patriarcal, naquela época a segregação estava em seu auge, então as cientistas sofriam não só por serem mulheres, mas também por serem negras.

Katherine Johnson.

Jonhson se formou no colégio aos 14 anos e aos 18, pela West Virginia State University, formou-se então em Frances e Matemática. Sua função na Nasa era nada mais nada menos do que ser um “computador humano”. Foi ela quem fez os cálculos para que o astronauta John Grenn se tornasse o primeiro norte-americano a orbitar a Terra. Em 1962 a Nasa começou a usar computadores eletrônicos, mas o astronauta John se recusou a entrar no foguete até que Katherine Johnson verificasse a rota que o computador criou.

Ela também fez o calculo da trajetória do voo da Apolo 11, foguete este que no ano de 1969 levou o homem à Lua. Ela se aposentou em 1986, com honras.
Seu último feito foi receber uma homenagem muito merecida, do ex Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ela recebeu a medalha Presidencial da Liberdade, uma das maiores honrarias do país.

Dorothy Vaughan

Pela Universidade de Wilberforce, ela se formou aos 19 anos em Matemática. Embora tenha se formado na área da Matemática e ter trabalho um tempo como “computador humano”, com a chegada dos computadores eletrônicos ela percebeu que precisava ir além para não perder o emprego e foi assim que ela aprendeu a programar e não satisfeita, ensinou todas as colegas.

Devido a sua persistência e muito estudo, ela se tornou a primeira supervisora negra da história da Nasa, aonde trabalhou até 1958, depois sendo então designada para a Divisão de Análise e Computação da Agência Espacial. Se aposentando muito tempo depois no ano de 1971.

Mary Jackson

Formou-se em Matemática e Ciências Físicas. Ela trabalhou com Dorothy e Katherine, mas depois de alguns anos foi trabalhar no Túnel de Pressão Supersônico com o engenheiro Kazimierz Czarnecki, esse túnel, era nada mais nada menos do que um túnel de vento com 60 mil cavalos, vento esse que explodia absolutamente qualquer coisa, chegava a dobrar a velocidade do som.

Para que pudesse se aplicar mais nos experimentos feitos dentro do Túnel que ela e Kazimierz trabalhavam, foi preciso que Mary pedisse uma permissão para se juntar aos alunos brancos na Escola Secundária de Hampton , permissão essa conseguida com êxito, fazendo dela a primeira Mulher Negra Engenheira da Nasa. Mary trabalhou até 1965 na Nasa, quando então se aposentou.

Assistindo o filme e lendo um pouco sobre cada uma dessas mulheres maravilhosas, conseguimos sentir a força que há dentro de nós, força essa que muitas vezes é reprimida, talvez por um homem, talvez por um salário mais baixo, talvez pelo tom da sua pele, talvez pela sociedade que infelizmente ainda hoje vê a mulher apenas como ventre materno e protetora do lar.

Vocês não estão sozinhas, por muitos anos mulheres de infinitas gerações vem lutando, sendo humilhadas e até mesmo morrendo, pelos nossos direitos, e são dessas inspirações que precisamos tirar a nossa força, fazer por nós, pelas nossas, porque somos fortes sozinhas e muito mais fortes juntas.

Por elas, por nós, por você.

Comentários

Comentários

Isadora Santos

Isadora Santos

Diretamente da cidade da grávida de Taubaté, violinista e trompetista por amor a música e a arte, dançarina quando pode e jogadora de RPG a todo o momento.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.