Já pararam para pensar o quanto a representatividade das mulheres na saga de Star Wars cresceu ao longo dos últimos anos? Com o “O Despertar da Força”, somos apresentados a uma nova formação, com Rey sendo a personagem principal, e dois homens fazendo papéis coadjuvantes, deixando para trás o arcaico vislumbre de que precisamos de homens no front!

A nossa eterna atriz Carrie Fischer sempre pontuou e repudiou a falta de personagens femininas na franquia: “A Princesa Leia é a única mulher na galáxia.” – com uma pitada de sarcasmo, essa frase fazia milhares de fãs repensarem em como o universo de Star Wars era realmente muito distante do nosso, com quase nenhuma mulher.





Fischer também teve um papel importante atrás das telas para que a igualdade dos gêneros fosse finalmente abordada em Star Wars, graças a sua influência nos roteiros e produções dos filmes.

Seja no universo canônico ou legends, Star Wars possui grandes mulheres que desempenharam papéis fundamentais, mesmo que antes escondidas na escuridão das galáxias e bem distante das estrelas, a força sempre esteve com elas.

Portanto, conheça algumas das mulheres mais incríveis e poderosas de Star Wars (canônico e legends):

Leia

Interpretada por Carrie Fischer, Leia talvez seja uma das personagens mais icônicas da franquia. Provando ser muito mais do que uma Princesa com penteados ousados e um biquíni metálico. Filha de Anakin Skywalker e da Senadora Padmé Amidala, Leia possui as melhores qualidades de seus progenitores: a rebeldia e força de seu pai e a destreza e sagacidade de sua mãe. Entre as façanhas da nossa representante da Rebelião e futura líder da Resistência, Leia ajudou na destruição da Estrela da Morte, matou Jabba, confrontou Darth Vader (quem nunca discutiu com o pai né?) e claro, conseguiu domar o coração de Han Solo.

Rey

A nova personagem dos filmes da franquia, Rey (interpretada por Daisy Ridley), determinou um ponto crucial para Star Wars, sendo a primeira protagonista mulher.  Sensível a Força, Rey cresceu sozinha no mundo desértico de Jakku como catadora de sucata. Afiliando-se a Resistência, Rey, em busca de Luke Skywalker trouxe novamente a esperança para a galáxia, tornando-se a última Jedi.

Mara Jade

A mais popular personagem feminina de Star Wars Legends, Mara Jade Skywalker é uma Mestre Jedi, afiliada ao Alto Conselho Jedi, Nova Ordem Jedi e Nova República. Realizando missões para o Imperador Palpatine, Mara recebeu a ordem de matar Luke Skywalker com quem mais tarde se casou. Notável por seus cabelos ruivos, Mara é uma personagem extremamente forte e ambiciosa, sempre lutando por seus desejos.

Darth Traya/Kreia

Talvez a personagem mais singular de Star Wars, Kreia ou Darth Traya possui uma visão ampla dos ensinamentos e ideologias tanto Jedi quanto Sith, tornando seus princípios únicos, o que acarretou em inúmeras traições ao longo de sua vida. Kreia era uma Mestre Jedi que após exilada pelo Conselho, foi atraída para o lado sombrio da Força, tornando-se uma Sith, usando então o título de Darth Traya. Com uma Força surpreendentemente capaz de controlar inúmeros sabres de luz de uma só vez, Kreia destruiu membros da Ordem Jedi e Lordes Sith que a traíram.

Rose Tico

Interpretada por Kelly Marie Tran, Rose é a primeira personagem feminina oriental na saga. Afiliada a Resistência, Rose e sua irmã Paige eram lutadoras ativas da organização militar. Sendo uma personagem nova nos últimos filmes de Star Wars, Rose com seu conhecimento em mecânica, ajuda Finn na nova aventura “Os Últimos Jedi”, mostrando ser uma personagem extremamente inteligente, estrategista e benevolente, salvando a vida de seus companheiros e desempenhando um papel importante para a Resistência.

Padmé Amidala

Há que diga que esta personagem é sinônimo de fraqueza e estereotipada como uma mulher que apenas acreditava no amor (tolos não?), mas Padmé Amidala foi uma das maiores e importantes personagens femininas em Star Wars. Com sua destreza, a Senadora Padmé sempre lutou pela democracia, seja no âmbito político ou como soldado. Não media esforços para lutar no que acreditava e assim como a sua filha (Leia), os títulos não lhe importavam, mas sim em restaurar a ordem e a paz para seu povo, com toda a sua coragem, mostrando que mulheres podem ser rainhas, senadoras, apaixonadas (infelizmente pelo embuste do Anakin), mas todas nós possuímos sonhos e coragem!

Jaina Solo

Filha de Han Solo e Leia Organa Solo (Star Wars Legends), Jaina possuía tanto o conhecimento em mecânica herdado pelo seu pai, quanto à sensitividade à Força herdada dos Skywalker. Sempre indo nas linhas de frente de inúmeras batalhas, Jaina ganhou o título de “Espada dos Jedi”. Sua vida foi rodeada por conturbações e mortes (típico na família Skywalker não?), e assim como seu tio Luke, teve uma difícil e amargurada luta contra um familiar, seu irmão gêmeo que havia se tornado Darth Caedus.

Jyn Erso

A nossa amada e eterna “Estrelinha”, Jyn Erso (interpretada por Felicity Jones), desempenhou um papel extremamente importante na destruição da primeira Estrela da Morte. Não bastasse seu feito grandioso, Jyn é uma notável influência para as mulheres fãs da saga por sua personalidade implacável, corajosa e inspiradora.

Rae Sloane

Conquistando a patente de Almirante no Império, Rae Sloane é uma das poucas personagens negras na franquia. Sendo uma das maiores responsáveis pelo surgimento da Primeira Ordem, sobrevivendo e ajudando na ascensão da organização após a morte de Palpatine. Rae ainda desempenhou suas incríveis habilidades de comando nas Batalhas de Endor.

Sabine Wren

Uma mandaloriana carismática e fascinante, a personagem mais querida em Star Wars Rebels: Sabine Wren. A colorida Sabine é apaixonada por explosões e é especialista em armamento, mas o seu jeito irreverente faz um contraste com seus hobbies, tornando-a única! Adora graffitti e sempre customiza suas armaduras, cabelo e paredes.





Assim como em nossa galáxia, sabemos que nas galáxias distantes retratadas em Star Wars, existem muito mais mulheres extraordinárias.  Estas 10 personagens são uma pequena parte representativa de como os filmes, games e outras vertentes do mundo nerd está inserindo cada dia mais o gênero feminino. Esperamos que vocês lembrem que cada uma de nós, com as nossas personalidades, etnias, corpos e peculiaridades, somos todas mulheres, e lembrem-se: A FORÇA ESTÁ COM TODAS NÓS!

Segue aí <3

Fernanda Kamida

Em outra galáxia teria um sabre de luz, nesta, tudo que posso é punir quem merece em nome da lua. Tenho pavor dos ghouls de Fallout, mas amaria a possibilidade de subir em um dragão de Skyrim. Sou uma garota contrastante do universo geek.
Segue aí <3
  • 89
    Shares

Comentários

Comentários