A teoria que a grã-duquesa russa sobreviveu ainda permeia o imaginário de muita gente. Tanto que Anastásia Romanov será retratada em uma nova produção esse ano: Anastasia (2018), um live action bem diferente da história real e da animação da 20th Century Fox de 1997.

Na nova história a grã-duquesa Anastásia consegue fugir durante uma perseguição de Lenin, o vilão da trama, para o futuro. Sim, a protagonista viaja no tempo, precisamente para a Rússia de 1988 e encontra uma jovem americana chamada Megan, com quem faz amizade.

Anastácia: Novo filme em produção!

A trama já tem até atores escalados, a protagonista será vivida por Emily Carey (Diana aos 12 anos em Mulher Maravilha), o czar por Brandon Routh (Superman: O Retorno) e a nova personagem por Amiah Miller (Planeta dos Macacos: A Guerra). A direção e o roteiro fica a cargo de Blake Harris, também responsável por A Pequena Sereia (2018) – aquele filme que não é da Disney.

Breve história da Romanov

Anastasia era a quarta filha do czar Nicolau II e da czarina Alexandra, suas irmãs Olga, Tatiana e Maria, e o caçula Alexei completavam a família real russa. Durante o século XX existia a crença da princesa ter sobrevivido a execução da família real em 1918, após a Revolução Russa e abdicação do czar Nicolau II.

A teoria de que Anastasia estava viva era forte ao ponto de várias mulheres reivindicarem a sua identidade, a mais famosa foi Anna Anderson que chegou a conhecer familiares da grã-duquesa. Mais tarde foi revelado sua identidade real e que ela era na verdade uma impostora.




Em 1991, foram encontrados os restos mortais da família real, menos do filho do czar e de uma das filhas (não se sabia se de Maria ou Anastasia). O mistério acabou completamente quando em 2007 foram descobertos dois esqueletos, ambos enterrados longe do restante da família e identificados como da linhagem de Nicolau e Alexandra. Foi o fim do mito “daquela que irá ressuscitar”, significado do nome Anastasia.

Da história para a ficção

Se na realidade a história já parece um filme, não demorou muito para a hipótese da princesa russa ter sobrevivido alcançar outras mídias. Entre elas, a que marcou a vida de quem nasceu nos anos 90 foi a animação Anastasia (1997) da 20th Century Fox.

IMDB

O musical traz dois vigaristas, Dimitri e Vlad, atrás da recompensa que a avó da grã-duquesa oferece para quem encontrar a neta. No caminho deles surge a órfã Anya, que não lembra do seu passado e – surpresa – é a grã-duquesa russa. Sem spoilers, isso é revelado logo de cara (e o filme é de 1997, um clássico da Sessão da Tarde)! A animação também foi base para uma peça da Broadway que já teve duas temporadas e contempla algumas das canções do filme.

Será que o novo filme irá alegrar os simpatizantes da teoria que Anastásia sobreviveu?

  • 29
    Shares

Comentários

Comentários